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Você sabe o que é marketing e o que é publicidade? Entenda a diferença entre eles

É comum para os que não trabalham com o ramo digital a confusão entre os termos “marketing” e “publicidade”. Mesmo estando interligados, os termos não significam a mesma coisa. 

Confira neste artigo o que cada termo significa e como você pode otimizar os resultados de seu negócio ao aplicar o marketing e a publicidade corretamente no mesmo. 

- O que é marketing?
- E o que é publicidade?
- Entenda quais são as diferenças entre o marketing e a publicidade;
- Como o marketing e a publicidade podem se assemelhar?
- Quais são os benefícios de trabalhar com o marketing aliado à publicidade? 

 

O que é marketing?

Definido como o conjunto de estratégias usadas para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado, o marketing define e cria valor para o seu público, além de entender e satisfazer as necessidades dos seus clientes. 

O setor é responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos do cliente ao aproximar os seus produtos e serviços dos consumidores de forma relevante, gerando valor para a empresa. 

Para conseguir um melhor resultado, as empresas de marketing utilizam a tática dos 4 PsProdutoPreçoPraça e Promoção, representando as quatro áreas essenciais do negócio de seus clientes. 

 

1. Produto

O produto certo é aquele que vai atender as necessidades dos seus clientes, e para definir qual será, podem ser realizadas pesquisas para saber qual é o perfil dos clientes ideias da empresa, ou seja, as personas, em prol de entender as dores - os problemas - e os desejos do consumidor ao buscar o produto nesse nicho de mercado em questão. 

 

2. Preço

Para definir quanto o seu produto ou serviço vai custar é preciso saber quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele.

Esse processo ajuda a definir um valor justo, que garanta lucro para a empresa e ao mesmo tempo seja atrativo para o consumidor.

 

3. Praça

A praça se preocupa em garantir que o seu produto ou serviço seja acessível para os seus clientes, então, ao definir a praça corretamente, você disponibiliza seu produto onde o seu cliente está.

Isso se refere a todos os canais de distribuição, sejam eles físicos como lojas e mercados ou virtuais como é o caso dos infoprodutos, distribuídos pela internet.

 

4.Promoção

Ao promover o produto que está sendo vendido, você aumenta a visibilidade da marca de seu cliente e a consciência do público sobre a necessidade de adquirir o produto ou o serviço oferecido. 

Esse processo envolve outras ações para impactar o público, como a publicidade e propaganda, campanhas de email marketing, utilização de mídias sociais (Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e outras) e anúncios, sejam nas mídias tradicionais (TV, rádio, jornais, etc) ou digitais. 

 

 

E o que é publicidade? 

A publicidade é uma parte da promoção, ou seja, é um dos instrumentos que o marketing utiliza na criação de estratégias para determinada empresa. 

Por meio dela é possível propagar uma mensagem, atendendo assim aos diversos objetivos de marketing, além de ser a responsável pela aquisição do espaço para divulgar ou promover o seu produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo e incentivá-lo a comprar.

 

 

Entenda quais são as diferenças entre o marketing e a publicidade

Enquanto o marketing se preocupa em definir o público-alvo do cliente e desenvolver estratégias efetivas para atraí-lo, a publicidade foca em construir uma comunicação persuasiva com esse público para atingir o objetivo esperado. 

Entenda a seguir quais são as principais diferenças entre estes dois segmentos.

 

1. O resultado

Embora as duas áreas necessitem mensurar os resultados obtidos a partir das estratégias desenvolvidas, na publicidade isso acontece de maneira mais imediata. 

A qualquer momento é possível alterar um elemento da campanha para obter melhores resultados. 

Por conta disso, é importante medi-los com mais frequência para otimizar as campanhas e ampliar o retorno sobre o investimento (ROI) rapidamente. 

Já no marketing, é preciso definir uma periodicidade para avaliação, afinal as ações são maiores e necessitam de um prazo maior para mostrarem resultados expressivos. 

A mediação desses resultados requer tempo e disciplina, além de pessoas especializadas no assunto para que seu negócio gere bons frutos. 

 

2. Foco nos detalhes do público

No marketing as ações passam por estratégias focadas em diversos públicos, sejam colaboradores (endomarketing), fornecedores, parceiros e, claro, o consumidor final

Já na publicidade, invariavelmente, o foco é apenas o consumidor final, com a forma tradicional da propaganda, veiculando anúncios em diversas mídias.

No marketing, a estratégia nem sempre é direta, principalmente no marketing digital que utiliza do inbound marketing para gerar conteúdo (como este artigo que você está lendo) e ofertas iscas para atrair a atenção e vender de forma indireta.

Enquanto a publicidade faz uma segmentação mais abrangente, no marketing muitas vezes os detalhes de uma segmentação são explorados a fim de obter os resultados mais perenes no lugar de apenas anunciar um produto ou serviço. 

 

3. Especialização e Habilidades dos profissionais 

O profissional de marketing é multidisciplinar, e muitas vezes possui uma visão mais ampla do negócio, por ser necessário que ele compreenda o mercado, o público-alvo, a concorrência, os dados e as ferramentas disponíveis para criar estratégias de sucesso.  

Junto com o cargo de marketing, o responsável precisa saber que existe uma jornada de compra que o consumidor transita antes de virar cliente da empresa. 

Diante disso, ele precisa saber identificar em que estágio desse caminho o consumidor se encontra e passar isso para o publicitário, que deve criar o conteúdo do anúncio mais apropriado à fase que o potencial cliente está.

Dessa forma, o profissional de publicidade possui um acesso mais limitado dos objetivos gerais das campanhas, por compreender e fazer parte de apenas parte de todo esse processo, porém ele é fundamental para que a marca alcance resultados positivos, por ter um conhecimento mais profundo sobre as técnicas básicas para obter sucesso com os anúncios.

É preciso que ele compreenda profundamente todas as mídias disponíveis e suas características, além de ter uma expertise na distribuição da verba do negócio, bem como as métricas que devem ser levadas em consideração em cada mídia que terá o produto divulgado.

 

 

Como o marketing e a publicidade podem se assemelhar? 

Como já foi dito, o marketing e a publicidade estão interligados durante todo o processo de venda de um produto para os consumidores de certa marca. 

Mesmo sendo distintas, as duas áreas possuem algumas semelhanças, confira: 

 

1. Planejamento 

As duas áreas necessitam de um planejamento bem estruturado para que as ações se tornem mais efetivas e proporcionem resultados positivos para o negócio.

 

2. Persona 

O público que a marca pretende alcançar, ou seja, a persona do cliente, é o centro de qualquer estratégia de marketing e de publicidade.

Conhecendo com quem se deseja falar torna possível conquistar a pessoa certa para o seu negócio, dessa forma, investir na criação de personas é essencial para ambos os casos.

 

3. Análise 

Assim como na publicidade, no marketing também é importante entender as principais métricas que devem ser avaliadas, observando o desempenho das ações para aperfeiçoá-las.

Além disso, é necessário retirar desses indicadores de resultados dados valiosos e transformá-los em informações determinantes na tomada de decisões. 

 

 

Quais são os benefícios de trabalhar com o marketing aliado à publicidade? 

O bom relacionamento entre as equipes de publicidade e marketing permite criar um diferencial competitivo no mercado, utilizando a expertise de cada setor para que, juntos, eles possam gerar ótimos resultados no negócio de seus clientes.

Devido ao ambiente digital, onde o volume de informações tem gerado uma pobreza de atenção dos consumidores, é primordial e necessário que os dados do marketing sejam relevantes na criação de uma publicidade eficiente.

 

 

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