Conexão Digital
Conheça o caso de sucesso de marketing digital do Instituto da Visão Assad Rayes

 

A EquipeDigital.com trabalha desde 2016 desenvolvendo estratégias digitais para o Instituto da Visão Assad Rayes. Com o intuito de repensar a estratégia digital da empresa e se afirmar na área médica, a agência digital aplicou conhecimentos de marketing digital, sistemas e sites para o sucesso on-line do hospital oftalmológico.

Entenda, neste artigo, como o caso de sucesso do Instituto da Visão Assad Rayes foi desenvolvido e quais as maiores novidades no posicionamento digital da empresa:
- Sobre o Instituto da Visão Assad Rayes;
- Objetivo com a EquipeDigital.com;
- O estudo para desenvolvimento do objetivo;
- Redes sociais, branding e endomarketing;
- Anúncios (outbound marketing);
- Consulta popular;
- Presença digital reforçada;
- Depoimentos do Instituto.

 

Sobre o Instituto da Visão Assad Rayes

O hospital oftalmológico Instituto da Visão Assad Rayes foi fundado em 1996 pelo Prof. Dr. Assad Rayes, em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Tornou-se referência no estado pela qualidade e, também, pelas diversas especializações, setores e utilização de tecnologias avançadas.

A EquipeDigital.com está a frente dos canais digitais do Instituto desde 2018, atuando nas quatro redes sociais da empresa:

Site - Instagram - YouTube - Facebook

 

Objetivo com a EquipeDigital.com

O objetivo do cliente em parceria com a agência é reforçar a presença digital da clínica oftalmológica que foi pioneira em sua área e também na Internet, mas necessitava aprimorar as estratégias bem como reforçar sua presença de mercado e credibilidade. 

Para isso, a EquipeDigital.com iniciou um trabalho de reposicionamento de mercado, iniciando com a criação de um novo site e logo depois com estratégias do marketing e utilização de técnicas personalizadas para a empresa.


Acima, imagem do site do Instituto



O estudo para desenvolvimento do objetivo

Como passo inicial para o desenvolvimento de uma estratégia eficaz para o Instituto, a EquipeDigital.com buscou conhecer as personas. Ou seja, as representações fictícias dos clientes ideais do negócio, que mais tendem a se identificar e criar conexões com a marca. 

No caso do Instituto da Visão Assad Rayes, o conteúdo produzido para o site e redes sociais busca chegar principalmente a seis perfis que correspondem a um estudo realizado no briefing completo com a equipe médica, colaboradores do atendimento telefônico e administração. Com esse conhecimento, a agência consegue produzir conteúdos que interessem a essas pessoas.

Além disso, a EquipeDigital.com desenvolveu uma pesquisa de presença digital, concorrência, cases interessantes da área, parceiros do Instituto, datas a serem pontuadas, sazonalidade do nicho e preferências do cliente.

Presença digital do Instituto da Visão Assad Rayes no Google

Presença nos mecanismos de busca mais importantes. 

 

Com os estudos desenvolvidos, a agência conseguiu entender quais os passos certos a serem dados. Hoje, a EquipeDigital.com atua no marketing digital do Instituto através de anúncios (outbound marketing), além de estratégias de inbound marketing com artigos para o site, publicações no feed das redes sociais Facebook e Instagram, stories e agenciamento do site www.institutoassadrayes.com.br.

Para a realização das estratégias de marketing digital, foram definidas quais métricas seriam utilizadas para medir os resultados das ações orgânicas e de anúncios. Com base em algumas métricas chave, trimestralmente a EquipeDigital.com apresenta à diretoria do Instituto Assad Rayes os resultados alcançados para que fique claro o retorno do investimento (ROI) feito no período, medido com base no Custo de Aquisição de Cliente (CAC). 

Métricas como likes, comentários e compartilhamentos são secundárias, visto que o objetivo final é a obtenção de novos agendamentos de consultas, exames e cirurgias, além de manter a imagem do instituto sempre presente para o público almejado.  



Redes sociais, branding e endomarketing

O site ganha destaque no desenvolvimento digital por conta de uma modernização unida à tradição da clínica. O layout contemporâneo desenvolvido busca maior interatividade, mantendo as tradicionais cores. Como uma facilidade para os clientes, o site também possui a versão mobile, voltada para os celulares e tablets.

Para tornar a empresa conhecida pelo público e presente no mercado, são publicados conteúdos de forma periódica nas redes sociais, entregando informações médicas de qualidade e lembretes da necessidade de consulta oftalmológica. No site, os artigos definem a credibilidade, autoridade e buscam indexação orgânica através da pesquisa do Google e outros motores de busca.

Nas ações internas, chamadas de endomarketing, a EquipeDigital.com busca mostrar os profissionais envolvidos na empresa e os eventos da equipe médica. Além dessa conexão com a equipe, também há o envolvimento a fim de captar pontos que possam ser tratados em anúncios e publicações em redes sociais.

 

Imagem da capa do perfil do Instituto no Instagram.

 

A EquipeDigital.com também desenvolve a assessoria para atendimento na plataforma Google Meu Negócio e social media. Também é desenvolvida a comunicação com parceiros do Instituto para divulgação de novas máquinas, tecnologias e tratamentos que possam trazer novidade para o cenário da oftalmologia estadual.

 

Anúncios

Os anúncios da empresa no Google e Facebook Ads buscam atrair quem já estava procurando pelos serviços prestados pela clínica. São aplicados em sites de busca e redes sociais, seja nos Stories ou Feed, além de anúncios nos principais parceiros.

Outro ponto é a utilização das estratégias de Search Engine Optimization (SEO), para otimização do site do cliente, redação de artigos e ligação com outros sites, a fim de obter links externos para o site institucional e melhorar a indexação nos mecanismos de busca, especialmente no Google

 

Consulta popular

Projeto importante desenvolvido na parceria do Instituto com a agência foi o “Consulta Popular Oftalmológica”, que ofertava atendimento oftalmológico a preços acessíveis para uma parte da população que não possuía acesso à planos de saúde, sem a necessidade de recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto, que teve duração de pouco menos de dois anos, contou com a ajuda da EquipeDigital.com na criação de conceito, marca e landing-page especial para o novo produto Clínica Popular Oftalmológica (CPO), com anúncios e publicações específicas sobre o novo serviço.

Segundo Vicenzo Berti, Diretor de Marketing da EquipeDigital.com, “O Grande desafio da campanha foi lançar este novo produto para uma clínica que ainda trabalhava com convênios e consultas particulares, mas desejava, naquele momento, atender a uma demanda média para a população”. No desenvolvimento do projeto, Vicenzo destacou a importância da pesquisa de referências de outros estados mundiais para que o objetivo da campanha fosse concluído.



Presença digital reforçada

Para aprimorar a presença digital e reforçar o posicionamento de mercado do instituto em Santa Catarina, principalmente na região da Grande Florianópolis, a EquipeDigital.com desenvolveu duas ações importantes: 

  • captação de novas fotografias da equipe médica, bem como dos espaços internos da instituição;
  • produção de branded-content em portal de grande visitação e visibilidade (G1 da Globo);
  • a produção de vídeos institucionais e webseries com conteúdo voltado a patologias e tratamentos oftalmológicos. 

O instituto contava com imagens já produzidas, mas foi necessário e muito importante a produção de novas imagens para destacar e valorizar a equipe médica e os espaços, que contam com ambientes muito bem projetados e equipamentos de ponta. A produção fotográfica foi realizada pelo fotógrafo Lio Simas, conhecido por lindas imagens institucionais, de arquitetura, design, moda e gastronomia. 

 

Veja abaixo algumas novas imagens produzidas recentemente. 

 


Imagens internas do hospital.




Imagens internas do hospital.

 


Imagens dos médicos oftalmologistas do Instituto.

 

No branded-content, publicado em julho de 2019 no Portal G1 da Globo, foi desenvolvida uma redação voltada ao reforço da marca, valorização da equipe médica e destaques para o vídeo institucional. 

 

Notícia do Instituto no G1 Santa Catarina.



Leia o artigo completo: Instituto Oftalmológico de Florianópolis realiza atendimentos com alta tecnologia desde 1996

 

Para a produção dos vídeos institucionais e websérie com vários capítulos, a EquipeDigital.com trabalhou no briefing, roteiros e contou com a ajuda da produtora de vídeos Volo Filmes, de Florianópolis. 

 

Assista ao vídeo institucional produzido pela EquipeDigital.com em parceria com a Volo Filmes. 

Vídeo de apresentação do Instituto da Visão Assad Rayes.

Assista aos demais vídeos e conheça o canal do Instituto da Visão Assad Rayes no YouTube

 

Toda a produção das novas fotografias, do branded-content e dos vídeos tinham como objetivo o reaproveitamento do material em estratégias de outbound e inbound marketing nas redes sociais e plataformas do Google. Assim, a imagem da marca do Instituto da Visão Assad Rayes sempre será atrelada a conceitos como qualidade, solidez e credibilidade. 



Depoimentos do Instituto

O Dr Assad Rayes, fundador e diretor do Instituto da Visão Assad Rayes, afirma que “Quando resolvemos dinamizar e implementar nosso marketing digital, recebemos a indicação da EquipeDigital.com. Desde os primeiros contatos nos passaram uma forte impressão de seriedade e comprometimento com o trabalho.”

Além disso, o Doutor ainda declara que “O que mais gostamos foi o dinamismo da implementação das mudanças em nosso antigo site com uma repaginação limpa, prática, adaptada para celular e com facilidade para inserir e ou modificar as matérias postadas sem que se perdesse a identidade do Instituto da Visão Assad Rayes. Agradecemos à EquipeDigital.com e fazemos votos de uma longa parceria.”

 

Conheça a EquipeDigital.com

Trabalhamos com projetos de Internet há mais de 20 anos e contamos com uma equipe especializada na criação de sistemas, sites e campanhas de Marketing Digital com Inteligência Competitiva para empresas, entidades governamentais e microempresas.

Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu projeto e obtenha resultados com uma agência digital de confiança!