Conexão Digital
Conheça a importância das campanhas de Google Ads para o marketing digital da sua empresa

Criado como uma ferramenta de publicidade do Google, o Google Ads permite anunciar serviços e produtos nos sites de pesquisas mais famosos de todo o mundo.

Através dele é possível criar campanhas e anúncios dos mais variados tipos, monitorar os acessos às suas páginas e receber ajuda de especialistas de marketing por meio do aplicativo para Android e iPhone (iOS)

A plataforma possibilita ainda que empresas ganhem mais visibilidade e alcance ao exibir itens de procura na primeira página do buscador.

Conheça a seguir as funcionalidades da plataforma e muito mais: 

- O que é o Google Ads?
- Como funciona?
- Os recursos;
- Anunciando com o Google Ads;
- Quais erros não cometer;
- Premissas do Google Ads;
- Razões para usar o Google Ads nas suas campanhas de marketing.

O que é o Google Ads?

Lançado pela primeira vez nos anos 2000, o Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, na qual o usuário pode anunciar, por meio de um pagamento externo à empresa, o seu site, produto ou serviço para aparecer no topo dos resultados na primeira página do Google, em sites parceiros ou em outras plataformas.

Os anúncios são exibidos como links patrocinados dentro dos resultados de pesquisas referentes ao tipo de produto ou serviço buscado pelo consumidor. Com anúncios no Google, a maioria das empresas vêm se destacando, aliando outras estratégias de marketing digital. 

Mas o Google Ads ainda possui uma outra sacada de marketing por trás: as empresas que anunciam por meio da ferramenta podem se destacar para um público segmentado, ou seja, podem investir na audiência que tenha relação com o seu negócio.

Com base em cookies e palavras-chaves, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos.

 

 

Como funciona?

No Google Ads o usuário determina o valor máximo que deseja pagar por cada clique no seu anúncio durante o período, definindo orçamentos diários, e assim a plataforma desconta com cobranças em cartão de crédito ou  de forma pré-paga via aportes realizados com boleto bancário. 

Na hora da abertura da conta, é preciso criar uma lista de palavras-chave que caracterizam o produto ou o serviço ofertado, para que quando algum potencial cliente pesquisar determinado item no Google, ele encontre o serviço que  você está disponibilizando. 

Como todos os usuários que ofertam o mesmo tipo de serviço ou produto buscam por um bom posicionamento nos resultados de busca, o anunciante que obtiver os melhores resultados com seu investimento alcançará os primeiros posicionamentos na página de buscas para aquela palavra-chave no Google.

Os resultados e a classificação final são estabelecidos pelo valor máximo que o anunciante paga à ferramenta no custo por clique (CPC) e através do  índice de qualidade - nota que o Google atribui para a sua campanha.

 

 

Os componentes do índice de qualidade são:

 

  • CTR (número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido);
  • Relevância;
  • Página de destino.

 

Para isso, o Google combina alguns fatores que ajudam a classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank, que é composto pelo Índice de qualidade (IQ) multiplicado pelo Lance (CPC máximo).

Isso quer dizer que, mesmo que os lances de outros investidores sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.

 

 

Os recursos

A partir do aplicativo do Google Ads, é possível criar campanhas e anúncios, gerenciar o orçamento e o status da mesma, atualizar os lances do CPC, editar as palavras-chave e visualizar as estatísticas do que foi lançado (quantos cliques seu anúncio teve e as taxas de conversões). 

 

 

Anunciando com o Google Ads

Antes de tudo, o Google somente exibirá seu anúncio caso você tenha adicionado um cartão de crédito no pagamento ou então pago o boleto gerado conforme o valor do orçamento. 

O seu conteúdo precisa também ter sido aprovado de acordo com as políticas de publicidade da empresa. 

 

 

Dentro da plataforma, você pode anunciar seus serviços ou produtos de quatro formas: 

 

1. Anúncios na rede de pesquisa

Esses são aqueles anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave dentro do buscador. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) - Página de resultados de busca -, com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.

O formato é bastante útil para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas, e o anunciante só paga à plataforma quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o website.

Cabe dizer que a maioria dos anunciantes usa apenas os anúncios nas redes de pesquisa, sem utilizar as demais funcionalidades da plataforma. Neste sentido, leia com atenção os itens a seguir, pois você deve solicitar à agência digital que sua empresa vá contratar o uso de anúncios além da rede de pesquisa. 

 

2. Anúncios na rede de display

Esse estilo de campanha é mostrado em websites, páginas de notícias e blogs que formam a Rede de Display do Google. Essa rede alcança em média 90% dos usuários da internet em todo o mundo.

Os anúncios gráficos, especializados dentro dessa modalidade, são, de acordo com estimativas do Google, exibidos em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos. Além disso, o Google Ads disponibiliza a possibilidade da criação de anúncios responsivos, que se adaptam a qualquer formato de site ou aplicativo. 

A ferramenta possui opções especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Dentro disso, há diversas formas de utilizar os anúncios gráficos da plataforma: 

 

  • Através de Banners: são os anúncios gráficos que podem ser imagens, elementos interativos, animações e layouts personalizados;
  • Por meio de Textos: são anúncios em formato “caixa de texto”, que incluem um título, uma descrição, o nome da empresa e uma URL;
  • Pelo Gmail: são anúncios personalizados no Gmail e que são visualizados diretamente na caixa de entrada das pessoas.
  • Ou então pelo Aplicativo: são os anúncios que aparecem especificamente em aplicativos para dispositivos móveis.

 

3. Anúncios no YouTube

Como anunciante, você também pode criar campanhas para serem veiculadas em vídeos nesta plataforma, que podem aparecer tanto no início de um conteúdo lançado na plataforma por outros usuários ou então durante a metade dos mesmos.

Dentro do Youtube você pode selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses e muito mais, e ainda, segundo a plataforma, você só paga quando as pessoas interagem com a campanha. Se o anúncio for pulado antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada.

 

 

4. Anúncios de aplicativos

Esses anúncios são focados para quem possui uma empresa com aplicativos disponíveis no mercado para download e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.

 

Quais erros não cometer

Alguns potenciais erros podem ser evitados ao utilizar o Google Ads. Confira: 

 

  • Falta de planejamento e de metas definidas: o investimento em anúncios precisa ser encarado de forma séria, sabendo quanto você pode e vai gastar com as ações. Para tanto, é necessário se planejar e ter metas claras dentro de seu negócio, analisando o período do investimento, comparando com dados anteriores, entre outros fatores;

  • Trabalhar somente com o fundo de funil: sem ter uma visão clara dos objetivos de sua campanha, costuma-se ir direto para o momento da venda, onde, em muitos mercados, os clientes potenciais ainda não estão prontos para fechar o negócio instantaneamente. Isso acaba criando uma frustração, afinal, você não obtém os resultados desejados. Ir direto para o fundo do funil é problemático porque pode ser que o site da empresa não esteja otimizado para a venda. Ou seja, a campanha pode até ter sido bem feita, mas vai ficar faltando o passo final e mais importante, por isso, a plataforma permite que você trabalhe com o topo e o meio do funil, com ações de remarketing para pessoas que ainda não conhecem a solução apresentada ou mesmo ainda estão considerando a possibilidade de realizar uma aquisição de produtos ou serviços de um nicho comercial específico.

 

Outros problemas menores também devem ser evitados: 

 

  • Ignorar as práticas recomendadas pelo Google;
  • Focar a campanha no custo por clique, e não no usuário;
  • Apostar apenas no Ads e não diversificar seu conteúdo em outros canais como redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn etc);
  • Não mensurar os resultados obtidos com os investimentos;
  • Usar a ferramenta de gerenciamento de lances antes de ter dados suficientes.


Premissas do Google Ads

Uma vez dentro do Google Ads, você pode:

 

1. Observar a Jornada de Compra do Negócio

Uma boa estratégia dentro do Google Ads é estruturar a sua conta seguindo o mesmo modelo da Jornada de Compra para a criação de campanhas específicas.

Essas estratégia pode ser dividida em três partes:

 

  • Consciência, onde o consumidor está pesquisando sobre um problema que lhe apareceu, portanto o ideal é criar campanhas com palavras mais genéricas;
  • Consideração, investindo em palavras ligadas à sua marca para que as pesquisas do consumidor leve-o até você;
  • Decisão, para que agora o consumidor conheça os modelos dos seus produtos ofertados. Nesse caso, a campanha precisa ter então palavras específicas ligadas ao conteúdo vendido. 

 

2. Fazer anúncios direcionados

O Google Ads é uma boa ferramenta para elaborar campanhas aliadas a temas pequenos e específicos, dividindo as compras de palavras. É importante, nesse quesito, colocar a palavra principal duas ou três vezes no anúncio, para ganhos na taxa de cliques e no índice de qualidade da conta.

 

3. Os anúncios podem ser otimizados por: 

  • Segmentação geográfica: utilizado quando é preciso segmentar os anúncios para mais de uma região devido a um determinado contexto;
  • Faixa horária e dia da semana: seguindo algumas ideias de marketing alguns produtos vendem mais no fim de semana, outros após o horário comercial. Por isso, vale a pena estudar o seu mercado de vendas para saber qual é o melhor horário para lançar sua campanha;
  • Orçamento compartilhado: o orçamento da campanha pode ser dividido entre grupos pequenos que têm a mesma demanda, comportamento e performance;
  • Adição e negativação de palavras: os relatórios presentes no Google Ads te informam quais são as palavras que geram mais cliques nas buscas. A partir disso, pode-se escolher novas palavras-chaves para adicionar à campanha e remover as que não estão rendendo; 

 

Outros controles mais gerais de otimização dos anúncios do Google Ads são: 

 

  • Variação do índice de qualidade;
  • Análise por parceiros de pesquisa;
  • Analisar por dispositivos;
  • Análise dos concorrentes.

 

Razões para usar o Google Ads nas suas campanhas de marketing

O Google Ads, como já discorrido no artigo, é uma importante ferramenta para alavancar a sua campanha de marketing digital. Algumas das razões para tanto são:

 

1. Resultados imediatos

Gerar conteúdo e utilizar Search Engine Optimization (SEO) na sua empresa são funcionalidades eficazes dentro de uma campanha de marketing, mas os resultados demoram para aparecer. Por isso, através do Google Ads, você consegue, em um menor período de tempo, a otimização buscada pela sua oferta. Com o Ads, você configura a campanha e “da noite para o dia” começa a atrair novos visitantes qualificados para suas páginas.

 

2. Descobrir o potencial das keywords para SEO

Dentro do Google Ads é recomendado o direcionamento do investimento para a conversão de leads ou de vendas, pois, além de benefícios imediatos, você pode testar a taxa de conversão das palavras chave relevantes para o seu negócio e identificar quais trazem os melhores números.

 

3. Otimizar Landing Pages e fluxo de conversão

Com os recursos do Google Ads, uma verba para fazer a experiência sair do papel juntamente de uma boa ferramenta para construção de Landing Pages, pode-se criar testes para avaliar o impacto de variações na oferta, títulos, benefícios, formatos da página do seu negócio, etc.

Eventualmente o próprio fluxo de conversão pode ser melhorado, indo além da otimização da página. Por exemplo, para uma determinada palavra chave, o que funciona melhor: levar o usuário para a página do produto, para uma Landing Page de um conteúdo rico ou para um post sobre o assunto? Muitas vezes essa resposta só é dada através de testes e investimentos. 

 

4. Estimar conversão dos termos 

O Google camufla a palavra chave procurada pelo usuário se ele estiver logado com uma conta Google em seu dispositivo. Assim, nos relatórios de Analytics, não conseguimos ver quais foram os termos buscado por esse usuários. Todas estas buscas estão consolidadas no termo “(not provided)”, que para a maioria dos sites já é mais de 20% de todas as buscas orgânicas.

Assim, é mais difícil avaliar a performance das palavras-chave através dos relatórios de busca orgânica. Então, para saber a taxa de conversão de cada uma delas e planejar adequadamente os investimentos em SEO, precisaremos contar cada vez mais com o que os relatórios de busca paga nos informam.

 

 

5. Descobrir novas palavras chave

Geralmente, toda campanha de Ads ou SEO começa com uma pesquisa das palavras-chave do conteúdo. Mas é claro que há termos que sempre ficam de fora ou outros novos que surgem ao longo do tempo.

Esses termos podem ser buscados quando olhamos nos relatórios de Analytics os acessos via busca paga e orgânica. Devido aos termos “not provided”, possuir uma conta no Ads nesses momentos é crucial para fazer uma pesquisa completa. 

 

 

Para otimizar o seu negócio, conte com a EquipeDigital.com

A EquipeDigital.com trabalha há mais de 23 anos produzindo inovação e tecnologia no Marketing Digital.

A EquipeDigital.com é especialista em campanhas de Google Ads, marque uma reunião conosco para aprimorar o marketing de sua empresa! 

Conheça quatro cases de sucesso de clientes que obtiveram sucesso com as estratégias de marketing digital e publicidade:

 

- Instituto da Visão Assad Rayes;
Duplique Santa Catarina;
- Loja Dominik;
- Biguaçu Transportes Coletivos.


Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.