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Call to Action: por que e como aplicar nas suas publicações, anúncios e artigos

Call to Action (CTA), traduzido do inglês como chamada para ação, é uma estratégia de marketing usada para direcionar o consumidor a avançar no funil de vendas. Botões como “clique aqui” e “leia mais”, assim como pedidos para compartilhar o post e seguir o perfil no Instagram, são exemplos de CTA.

Por que usar Call to Action?

Como o próprio nome diz, a estratégia é uma chamada para o cliente realizar alguma ação. Não devemos assumir que os clientes e potenciais clientes vão saber o que fazer após um anúncio ou publicação. É preciso indicar o próximo passo, onde queremos que eles cheguem. 

Essa estratégia é importante porque guia o usuário diretamente ao objetivo da campanha, trazendo mais assertividade e, consequentemente, melhores resultados. O CTA facilita a navegação do visitante dentro do seu site, por exemplo, promovendo uma boa experiência e aumentando as chances de conversão

Como aplicar Call to Action?

Tenha um CTA em cada página do site, final de artigo, conversa de vendas, com uma mensagem clara e objetiva. Existem tipos diferentes de CTA para cada etapa do funil de vendas, o que também determina como serão aplicados nas suas publicações, anúncios e artigos. 

Antes de mais nada, é preciso definir um objetivo. Com base na sua persona, nas dores que ela tem e em qual nível se encontra no funil de vendas, determine o que você deseja que o usuário faça ao ver sua campanha. Você quer aumentar os seguidores do perfil? Divulgar e ter downloads do seu e-book? Incentivar um teste gratuito do produto? O CTA vai chamar o usuário para esse objetivo. 

Vale lembrar que a chamada para ação deve se relacionar com o conteúdo oferecido. Se um artigo fala sobre o mesmo assunto do seu material rico, faz todo sentido que o Call to Action seja fazer o download desse material. 

Em produtos e serviços que levam mais tempo para o cliente decidir, é interessante usar o CTA como um roteiro para as vendas:

  • ligue agora para um orçamento sem compromisso
  • inscreva-se para um relatório gratuito (construir lista de e-mail)
  • obtenha mais dicas e cupons nos seguindo no Instagram (aumentar a quantidade de seguidores nas redes)
  • clique aqui para saber mais (manter os leitores no seu site)

Call to Action em post do Instagram chamando para artigo no site do Instituto Assad Rayes, cliente da EquipeDigital.com

Call to Action em post do Instagram chamando para artigo no site do Instituto Assad Rayes, cliente da EquipeDigital.com

O que escrever no CTA?

Use palavras de ordem e textos curtos. Para convencer alguém a tomar uma decisão, devemos usar verbos de ação e no imperativo: inscreva-se, registre-se, chame, doe, compartilhe, compre, encomende/peça, siga, baixe, clique etc. Aqui é um bom momento para aplicar as técnicas de copywriting.

Também é importante que o conteúdo seja atrativo. O público não vai fazer o que está escrito só porque você pediu. Se sua marca oferece testes gratuitos, aposte neles para criar um bom CTA: “Teste por um mês grátis!”.  Dar um sentido de urgência e exclusividade ajudam a realizar uma ação imediata, ideal para produtos e serviços em promoção: “Compre agora e ganhe 50% de desconto!”. 

Além do texto, o aspecto visual do CTA faz toda diferença. Utilize cores e elementos que destaquem a chamada em meio aos outros conteúdos (sem destoar da sua identidade visual). Botões vermelhos em contraste com um fundo branco, um banner em pop-up ao abrir uma página, algo que o leitor não consiga desviar a atenção. 

Call to Action para orçamento gratuito na homepage do Programa 2030 Today, cliente da EquipeDigital.com

Call to Action para orçamento gratuito na homepage do Programa 2030 Today, cliente da EquipeDigital.com

Como saber se o CTA está funcionando?

A análise de resultados é uma etapa importante em toda estratégia de marketing, e com o Call to Action não seria diferente. Para saber se seu CTA atingiu o objetivo almejado, analise as métricas daquele post, quais ações foram tomadas dentro da página no site, quantas pessoas assinaram a newsletter depois de ver o artigo. O Google Analytics é uma ótima ferramenta para isso. 

Outra opção é fazer testes A/B, alternando cores, formatos e palavras e observando o que tem efeito. Lembre-se de mudar um elemento por vez, para ter certeza do que exatamente alterou ou não os resultados. 

Call to Action também pode ser aplicado em vídeos, como esse do Programa 2030 Today

Call to Action também pode ser aplicado em vídeos, como esse do Programa 2030 Today

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