Conexão Digital
Business Intelligence: o que é e como aplicar na sua empresa

Otimizar o funcionamento do negócio é um dos objetivos principais do Business Intelligence (BI), inteligência de negócio, em inglês. Através do uso de dados, o BI auxilia na tomada de decisão de diversos setores da empresa, automatizando um processo manual e dando mais eficiência nas operações.

O que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence é um recurso tecnológico que coleta, armazena e analisa grandes bancos de dados, transformando dados brutos em informação útil. Esse processo é dividido em etapas:

  1. Coleta de dados

Usando a estratégia de Big Data, o software de BI reúne diversos bancos de dados. Depois de serem remodelados, os dados são armazenados em um único lugar, para facilitar a consulta e o acesso nas próximas etapas.

  1. Análise dos dados

Nesta etapa, a automação se faz mais do que necessária. A plataforma analisa os dados, observando padrões e exceções, identificando tendências, comparando dados atuais e históricos. Dependendo da ferramenta de BI escolhida, a análise pode ser mais profunda, “perguntando” aos dados não somente o que aconteceu, mas como e porque aconteceu. 

  1. Visualização dos dados

Para facilitar o entendimento das informações obtidas, o resultado da análise é organizado em gráficos, painéis, mapas e outras formas de visualização de dados. Isso permite ao usuário de BI a de fato ver como aquelas informações se relacionam, como podem ser usadas e que decisões devem ser tomadas a partir disso. 

Recurso “Explique os dados”, da Tableau Software, mostrando como funciona uma plataforma de BI.

Recurso “Explique os dados”, da Tableau Software, mostrando como funciona uma plataforma de BI.

Como aplicar Business Intelligence na empresa

O avanço da tecnologia permitiu que o BI se tornasse mais acessível, gerando as plataformas self-service BI. Hoje, mesmo quem não é da área de TI consegue utilizar a ferramenta. Dessa forma, os dados podem ser compartilhados por diversos setores, agilizando os processos. 

Dentro da empresa, o BI pode ser usado para saber sobre interesses dos clientes, prevendo tendências; comportamento do consumidor e do mercado; desempenho das vendas; análise dos concorrentes; funcionamento das operações; gerenciamento das finanças; dentre outros setores. 

O Business Intelligence ajuda a identificar erros e corrigi-los com mais rapidez, melhorando a eficácia do negócio e a qualidade do serviço ou produto. 

Business Intelligence no Marketing Digital 

Há diversas formas de se utilizar do BI dentro de uma empresa. A forma mais acessível e conhecida nos setores de marketing de empresas e agências digitais é o uso de ferramentas digitais, principalmente do Google, para obter informações sobre o comportamento do consumidor, dos leads, leads qualificados e do tráfego geral em sites, campanhas e outras ações de marketing. 

Muitas plataformas são utilizadas, mas as principais são:

Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606.