Conexão Digital
19/03/2020
Por que investir em Marketing Digital ?

Muitas empresas têm desejo de serem mais conhecidas, venderem mais ou melhorar sua imagem diante de seus clientes. No entanto, muitas empresas não sabem como fazer isso e têm dúvidas em relação ao momento ideal para investir em Marketing Digital. 

Separamos as principais questões que podem surgir em relação a isso e responderemos a você!

1 - Não tenho muito dinheiro

Como já falamos, o Marketing Digital é um investimento. Sendo assim, tudo que é investido tem retorno. De maneira geral, as agências de Marketing Digital apresentam a seus clientes o ROI (Retorno Sobre o Investimento), e o objetivo disso é mostrar o quanto a estratégia retornou para o cliente. Ou seja, o dinheiro ganho supera o dinheiro “gasto”.

2 - Tive uma experiência ruim e não quero mais

Devido ao fato de ser uma área relativamente nova, muitas agências ainda cometem alguns erros de estratégia, mas isso não significa que esse investimento não deve ser feito. O ideal é realizar um planejamento financeiro e fazer uma pesquisa sobre as melhores agências que você pode contratar. 

Para contratar uma boa agência é essencial saber o que você deve cobrar, por isso estar atento ao que é importante no Marketing Digital é essencial. Além disso, antes de contratar, é importante olhar quais os clientes que a empresa de marketing possui. Com o portfólio, é possível analisar se o trabalho dessa empresa faz sentido para você. 

3 - Confio mais no Offline 

Sendo o Brasil o segundo país com maior número de acessos as mídias sociais, confiar que sua estratégia offline é suficiente pode te fazer perder muitos leads. Com a internet, o consumidor se transformou, e hoje, antes mesmo de contatar a empresa, o cliente já decidiu se comprará o produto ou não. 

4 - Minha empresa não tem site

Desde que o site da sua empresa não seja um e-commerce, isso não é motivo para não investir em Marketing Digital. As páginas no Facebook ou perfis profissionais no Instagram já permitem que você inicie sua estratégia. Além disso, você pode investir em blogs e landing-pages. 

No entanto, é importante realizar também o investimento na criação de um site (ou na reestruturação do site existente, caso esse não contenha sistemas que permitam a inclusão de estratégias de marketing).

Além dessas questões, separamos alguns motivos que comprovam o quão importante é o marketing digital e o porque esse é o momento ideal para investir nesse serviço. 

1 - Garante Presença Online

Com os costumes sociais atuais, uma empresa que não possui canais de comunicação praticamente não existe. Por isso, quanto maior for a presença online da sua marca, mais conhecida ela ficará e consequentemente, mais leads você irá gerar. 

Em resumo, se hoje o consumidor está escolhendo entre duas empresas, uma com boa presença digital e outra sem, obviamente o cliente escolherá a empresa que está mais ativa na Internet e, consequentemente, se preocupa mais com a comunicação, o atendimento e suporte aos seus clientes. Ainda é possível encontrar clientes que dizem não ver diferença neste ponto, mas as novas gerações cada vez mais levarão esta visão ao extremo. 

2 - Maior custo-benefício

Investir em Marketing Digital é mais barato do que em estratégias offline, mas isso não significa que seja um trabalho menor ou com menor alcance, pelo contrário, a internet possibilita que as campanhas tenham alcance mundial - se esse for o desejo da empresa. O valor mais baixo se dá pela facilidade de uso da internet e sobretudo pela assertividade que as campanhas são capazes de promover. 

Para exemplificar, um comércio local pode focar seus anúncios num raio de apenas alguns quilômetros ao redor de sua sede ou suas filiais, deixando de investir esforços e verba com clientes que dificilmente trarão retorno financeiro. 

3 - Maior controle

Existem diversas ferramentas utilizadas pelas agências que possibilitam a mensuração de resultados das campanhas. Ou seja, se torna possível saber o alcance que a campanha teve e quantos leads foram convertidos a partir da estratégia. 

Além disso, os próprio meios utilizados para circulação dos anúncios também permitem fazer uma análise desses resultados. Na publicidade convencional, invariavelmente é necessário investir uma verba muito superior com uma mensuração muito difícil de ser realizada. Você nunca saberá o perfil exato de pessoas que escutaram um anúncio da sua empresa na rádio, assistiram na TV, viram um outdoor/busdoor na rua ou leram no jornal impresso. 

Com estratégias mais avançadas de marketing digital você pode definir um perfil de consumidor e focar apenas neste perfil. 

4 - Foco no cliente ideal

Com o Marketing Digital, a estratégia é mais assertiva para cada persona, o “cliente ideal”. Sendo assim, as empresas não costumam distribuir conteúdos aleatoriamente, mas de acordo com o público que tem maiores chances de ser um lead convertido. Um outdoor, por exemplo, por mais que seja bom para que mais pessoas vejam sua marca, não consegue converter o cliente ideal.

5 - Te torna referência no assunto

O cliente não deseja apenas ver qual é o seu produto, mas num geral, ele deseja tirar dúvidas sobre o produto ou serviço que ele deseja adquirir. Alguns clientes nem desejam comprar, apenas tirar a dúvida, mas com a estratégia correta, você soluciona a dor de seu possível cliente, e quando ele quiser comprar algo relacionado ao seu produto, você será o primeiro lugar onde ele vai procurar. 

Ou seja, para qualquer necessidade, marketing digital é sempre um investimento. Conheça mais sobre o assunto em nossos artigos

Você já possui um estratégia de marketing? Conheça a equipedigital.com

Entre em contato pelo nosso formulário do site, ligue para (48)3233-0606 (nosso número fixo também é Whatsapp).