Conexão Digital
15/10/2019
O que é Jornada do cliente?

Muita empresas pecam hoje por não saber que a compra de um produto vai muito além de olhar, gostar e comprar. Ainda mais na internet, onde existem diversas opções e a competitividade reina.

Para não cair no erro de perder possíveis leads, é importante entender como o seu cliente se comporta, desenhando uma jornada do cliente.

Mas o que é jornada do cliente?

Fazer a jornada do cliente é mapear os passos que esse segue até a compra do produto, baseado no comportamento real e ideal dos seus clientes. A partir desse mapeamento você começa a desenhar sua estratégia visando a geração de mais leads.

Antes de iniciar as etapas da jornada é importante realizar a definição de quem são suas personas. Depois, fazer a definição do tempo que dura essa jornada, os canais que sua persona mais utiliza e iniciar a jornada.

Etapas da Jornada

Primeira etapa: A primeira etapa, ou o topo do funil, é onde a curiosidade do cliente desperta. Nessa etapa, seu cliente está em busca do produto, ou seja, ele entende que possui uma dor a ser resolvida e procura como resolver isso. Alguns já sabem exatamente o que precisam, outros, ainda não entendem totalmente a dor e qual é a solução. Ambos procuram na web palavras chave que trazem possíveis soluções para suas dores. É nesse momento que entra a produção de conteúdo.

Segunda etapa: a segunda etapa ou meio do funil é a identificação da solução. A sua estratégia deve trazer conteúdos mais específicos ainda, para que ele realmente acredite na qualidade do seu produto

Terceira etapa: na terceira etapa ou base do funil, o seu cliente já sabe exatamente o que ele quer. Nesse momento a busca já não é mais por uma solução, mas por qual a melhor opção de solução. Esse é o momento de falar da sua empresa. É nessa etapa que a compra acontece.

Com essas etapas você consegue gerar um lead, no entanto, a partir da definição da persona, é necessário criar uma estratégia aplicável as etapas da jornada, com criação de conteúdo bastante especializada. Além disso, é importante continuar o trabalho com o pós compra.

Com base em geração de estratégias para cada etapa da jornada do seu público, respeitando as particularidades de cada persona, o correto é produzir ações para cada uma das personas respeitando cada etapa de sua jornada. 


Desta forma, não só as ações são mais assertivas como você vai responder aos anseios do consumidor de forma mais eficiente e, por consequência, obter mais retorno real e palpável. 

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