Conexão Digital
Está confirmado o fim dos likes no Instagram

Terça-feira, 17 de julho do ano de 2019: o Instagram confirma que gradativamente e para alguns usuários retirará a quantidade de curtidas (likes) das publicações do Instagram brasileiro.

A iniciativa tem como objetivo contornar o problema de saúde pública que atinge diversos usuários que usam excessivamente e de forma nociva a plataforma de rede social. O “vício em likes” já é tido em muitos países como um grande mal pois provoca alterações no cérebro e consequentemente no comportamento de diversas pessoas de forma similar aos usuários de álcool, drogas, jogos e outras dependências.

As empresas ligadas as plataformas de redes sociais têm se mostrado preocupadas publicamente, até porque não querem parecer produtoras de algo que está alterando a forma de comportamento humano para pior. Sem falar que já é público e notório, mesmo para quem não trabalha com marketing digital, redes sociais e não é influenciador digital que há formas de comprar likes, o que certamente não é recomendado, mas provoca uma sensação de “poder ser quem não é” para uma grande quantidade de desavisados.

 

Mas qual o motivo?

Para o Instagram, o objetivo é fazer com que a plataforma seja mais saudável e não vicie as pessoas, gerando sensações positivas e não maléficas.

Cá para nós, se eles quisessem realmente isso, limitariam a quantidade de tempo máximo do usuário na plataforma, mas claro que isso seria totalmente impopular e a plataforma correria sérios riscos.

 

Mas não façamos alarde!

A mudança não ocorrerá em definitivo e não estará visível para todos os usuários do Instagram brasileiro. Iniciando hoje, os usuários da versão beta do aplicativo, influenciadores digitais com muitos fãs e outros perfis pessoais e comerciais importantes já verão a mudança.

Também já está claro que a mudança que já foi testada no Canadá com alguns resultados positivos é apenas um teste. Na realidade, é o primeiro teste deste tipo realizado pelo Instagram em um país maior, pois o Brasil é o terceiro país com mais usuários da plataforma, sendo o primeiro os Estados Unidos e em segundo a Índia.

 

As curtidas não acabarão

Se a mudança for confirmada em definitivo ou para quem já for selecionado para este primeiro teste, você ainda poderá ver as curtidas realizadas por um amigo, familiar ou fã de sua empresa. Mas isso não aparecerá mais publicamente, sendo que a quantidade de curtidas (likes) restrita apenas aos administradores do perfil.

 

E sua empresa está no Instagram e outras redes sociais?

Trabalhamos com campanhas de marketing digital, incluindo criação e gestão de perfis de redes socais, para entidades e podemos auxiliar você e sua equipe a iniciar ou manter uma boa presença digital. Vamos conversar sobre o seu projeto?

Clique aqui e faça contato com a nossa empresa.

 

Vicenzo Berti EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio-diretor da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside.