Conexão Digital
4 coisas que todo site de empresa deveria ter para ter sucesso usando a premissa AIDA

Depois de mais de 1.000 projetos desenvolvidos na área digital, podemos dizer que a EquipeDigital.com possui experiência para entender o que é melhor para o seu negócio ter sucesso na internet. Existem itens que são vitais para que o futuro cliente avance no seu funil de vendas. Na ânsia de apresentar alguns conteúdos e organizar o que vai ser apresentado aos visitantes, algumas empresas pecam na avaliação mercadológica do que está sendo apresentado. 

Por conta disso, em muitos casos, a pergunta mais importante não é respondida:

Será que este site ajudará de forma eficiente na venda do que está sendo apresentado?”

Abaixo apresentaremos quatro grandes áreas que um site institucional não pode deixar de apresentar, sendo que cada projeto deve ser avaliado em detalhes para verificar se deveria contemplar ou não cada item. Lembre-se de que estamos tratando de projetos de sites institucionais, que são a maioria dos sites na Internet.

Tudo que será apresentado abaixo pode ser resumido com a sigla AIDA, que no final das contas quer dizer: Atenção, Interesse, Desejo, Ação (AIDA). Seja para a criação de um site, uma landing page, um anúncio, uma publicação nas redes sociais e até mesmo um artigo, a premissa AIDA pode ser utilizada, pois é uma forma comum de apresentação e absorção de conteúdo e mensagem.

 

ATENÇÃO – ENCANTAMENTO

Na parte superior do site, além dos elementos de navegação (menu), marca do cliente e em alguns casos informações de contato, é importante apresentar de forma resumida o produto ou serviço que a empresa oferece, de forma a encantar o possível cliente. Se a empresa é um restaurante, por exemplo, mostre as mais belas imagens do restaurante e pratos com um slogan que apresente tudo que a empresa tem de melhor em uma única frase rápida. Neste ponto o cliente deve ser encantado para que mantenha a atenção aos elementos do site.

Imagens de destaques devem estar na primeira página do site para ser a lembrança que ainda ficará, além de ser um gatilho para que esse visitante retorne ao site. 

Se não for possível a contratação de um fotógrafo profissional para fotos próprias, invista na compra de belas imagens de bancos de imagens. Isso fará toda a diferença! O encantamento do visitante dependerá da qualidade e conteúdo que será apresentado ao futuro cliente do site.

 Se a empresa possui muito tempo de existência, caso isso seja um diferencial para o nicho de mercado (na grande maioria dos casos é), destaque isso de alguma forma logo na camada superior do site. O objetivo é buscar uma forma de como atrair mais clientes e usar a Internet a seu favor.

Visitante encantado? Agora parta para a apresentação da proposta de solução.

 

INTERESSE - PROPOSTA DE SOLUÇÕES

Nesta área devem ser apresentadas as soluções, sejam produtos ou serviços, que a empresa tem a oferecer. Relacionar de forma visual a gama de ações da empresa com pequenos textos explicativos deixará claro para o visitante até onde e quanto a empresa poderá ajudá-lo. Para cada produto ou serviço, é vital que haja uma explicação detalhada ao passo de um clique. Não encha o cliente com dados que talvez não o interesse neste ponto da navegação.

 Não mostre tudo na capa do site! 

Evite que o visitante tenha que ler muito texto logo de início. Pense na apresentação como sendo um iceberg e a capa do site como a linha da água. Abaixo desta linha, caso o visitante queira acessar o detalhamento de cada item, basta mergulhar, clicando para mais informações. Neste momento é a hora de apresentar a gama de possibilidades de sua empresa ou produto. Assim, o visitante tem claro tudo que você pode fazer. 

Apresentada a proposta de soluções? Parta para realçar o interesse do visitante.

 

DESEJO - PROPOSTA DE VALOR

 Neste item você deve voltar a encantar o seu cliente, mostrando do que a sua empresa é feita, apresentando novamente os diferenciais de mercado. É a hora de aguçar o interesse e o desejo pelo seu produto ou assessoria na prestação de serviços. Pense nesta área do site como o tempero da comida que você está preparando.

Na área de “desejo”, você deve apresentar itens como os relacionados abaixo:

- Portfólio: Encha os olhos do seu visitante com imagens de trabalhos realizados. Não pense somente em quantidade, mas sim em qualidade e projeção das empresas que foram suas clientes.

- Depoimentos de clientes satisfeitos: Este é um dos itens que pode “dar a faísca” para a compra ou contato. Em marketing chamamos de prova social, pois somos levados a confiar mais naquilo que outros já confiaram. Invista em depoimentos!  

- Lista de clientes (ressalte os mais importantes): Este é um dos itens de prova social corporativa que pode levar o futuro cliente a pensar inconscientemente “se esta empresa confiou neles, eu também posso confiar”!

 - Chancelas de entidades reconhecidas no mercado: Associe sua empresa às marcas de entidades do seu segmento como associações, clube de dirigentes lojistas e outras.

- Notícias e novidades do setor: Claro que isso dependerá do tempo de sua equipe e/ou de investimento na contratação de uma empresa ou freelancer, mas invista em conteúdo de seu setor dentro do seu site.

O seu futuro cliente será levado a crer que você não só entende do que faz, como fomenta o setor com conteúdos relevantes. De quebra, você “fica amigo” do algoritmo do Google, que prioriza sites que tenham mais conteúdos atualizados na lista orgânica no seu site de busca e pode acabar tendo seus textos compartilhados em redes sociais, o que levará a uma publicidade espontânea bastante interessante para a empresa. 

Feita a proposta de valor ao visitante? Parta para buscar agora a ação de contato ou compra do visitante.

 

AÇÃO – DECISÃO 

Após chamar a ATENÇÃO (encantamento), buscar o INTERESSE (proposta de soluções) e buscar o DESEJO (proposta de valor), agora é a hora de chamar a atenção do visitante para que ele faça contato com a empresa buscando uma AÇÃO (decisão) do futuro cliente.

Apresente todos os contatos e, em alguns casos, mostre os dias e horários de funcionamento da empresa e principalmente o telefone e endereço fixo para gerar credibilidade. Para alguns casos, é interessante manter um rápido formulário de contatos para que o visitante nem precise clicar no link “Contatos” ou “Fale com a gente” para enviar uma mensagem. Para imobiliárias e outros nichos que dependam de um contato imediato, inclua um chat ou um contato rápido para mensagens de WhatsApp para não interromper o fluxo de tomada de decisão do visitante.

Por último, reapresente ao visitante o menu de navegação no rodapé para que ele possa rapidamente tomar a decisão de rever algum conteúdo ou acessar mais detalhes sobre a empresa e outros assuntos.Para alguns casos, pode valer a pena incluir um “call to action” com um acesso rápido para contatos a fim de manter sempre visível a possibilidade do visitante fazer contato. Botões flutuantes ou ao final de alguns boxes de conteúdo podem ajudar muito.

 

FALE COM A NOSSA EQUIPE!

Ligue (48)3233-0606, envie mensagem para comercial@equipedigital.com ou preencha o nosso formulário de contatos em www.equipedigital.com/contatos